Friday, March 07, 2014

ModaLisboa | Sangue Novo: Sofia Macedo



Nasceu em 1985 e aos três anos mudou-se para o Luxemburgo. Em 2009, regressou a Portugal e foi esse acontecimento que originou “Etymon”, a colecção que Sofia Macedo vai apresentar na sua segunda participação na plataforma Sangue Novo.

Qual é a primeira recordação relacionada com a moda que tens?
A moda entra na minha vida logo em criança, com o gosto por vestir e criar roupa para as bonecas… Esta é a primeira recordação que tenho acerca da moda. Também fui manequim durante alguns anos... Foi nessa altura que comecei a ter uma maior percepção do que era realmente o mundo da moda.

Esta é a tua segunda participação no Sangue Novo. Olhando para trás, para a primeira edição, como vês essa experiência?
Estar presente novamente é um sonho que se repete. Vou poder apresentar mais uma vez o meu trabalho a nível nacional, o que para mim era uma meta a atingir… É uma oportunidade única e indescritível para jovens em início de carreira.
Olhando para trás, consigo constatar o quanto o meu trabalho evoluiu e o que tive que mudar de modo a que a minha colecção se tornasse mais comercial e mais acessível ao público.

Qual é o conceito desta colecção?
O conceito que vou apresentar nesta colecção é “Etymon”, que resulta da palavra étimo e expressa a ideia de origem.
Estaremos sempre ligados e seremos sempre influenciados pelo ponto de partida, pela nossa origem. É a partir dela que fazemos todo o nosso percurso. Acabamos por ser aquilo que vivemos…

Nasceste em Portugal, mas viveste grande parte da tua vida no Luxemburgo. De que forma é que este regresso às origens influenciou a colecção?
Esse regresso é o tema da minha colecção. Regressar fez-me dar valor a tudo de que ainda me lembrava, a tudo de que tinha saudades… O misto do que conheci lá fora com a possibilidade de voltar a ter tudo o que tinha deixado no meu país reflecte-se nas minhas peças... Procurei dar-lhes os tons e as formas dessas minhas vivências.

Dirias que o facto de teres vivido fora de Portugal influenciou a tua estética?
Sem dúvida! Permitiu-me ter contacto com novas culturas, pessoas totalmente diferentes de mim... Todas essas vivências se reflectem nas minhas criações. A criatividade é sempre afectada pelo que vivemos.

Consideras-te uma designer portuguesa ou uma designer luxemburguesa? Sou sem dúvida uma designer portuguesa, o meu sangue é português. O Luxemburgo foi uma mais-valia na minha vida porque me proporcionou crescimento e evolução. Pôs-me em contacto com pessoas incríveis, outras culturas, trouxe-me conhecimento... Contudo, as minhas raízes sempre estiveram aqui e foi por isso que decidi regressar. Portugal é o sítio a que regresso sempre.

Neste momento estás a trabalhar na indústria. Qual a importância dessa experiência?
O facto de trabalhar na indústria têxtil permite-me adquirir conhecimentos práticos, porque nem sempre o que um designer pretende é concebível na prática. Ter consciência disso é fundamental.
Permitiu-me também conhecer o processo de produção das peças, bem como os possíveis problemas que possam surgir durante essa fase. Por outro lado, tenho contacto com todo o tipo de materiais e acessórios, desde a concepção até à produção. Este conhecimento permite-me antever alguns problemas que possam surgir e ajustar os materiais às minhas ideias.

Criar uma marca própria é um dos teus objectivos?
É um dos meus objectivos. No entanto, dada a conjuntura económica do país, será um objectivo de médio e longo prazo.

--

Born in 1985, Sofia Macedo moved to Luxemburg when she was 3 years old. In 2009, she came back to Portugal and that’s what originated “Etymon”, the collection she will present in her second participation in Sangue Novo.

What’s your earliest memory of fashion?
Fashion is part of my life since I was a child, as I enjoyed dressing my dolls and make new clothes to dress them. That’s the first memory of fashion that I have. I was a model for some years… That’s when I started to fully understand what fashion was.

This is your second participation in Sangue Novo. Looking back to the first edition, how do you see it?
Being here again is a dream come true for the second time. I’ll be presenting my work once again to a national audience, which has always was a goal of mine… It’s a unique and indescribable opportunity for young designers starting a career.
Looking back, I realize how much my work has evolved. I can also understand what I had to change in order for my collection to become more commercial and accessible to the public.

What’s the concept behind this collection?
The concept I’ll be presenting is “Etymon”, which expresses the idea of origin. We will always be connected and will always be influenced by our origin, our starting point. It’s from that point that we create our path. We end up being what we lived…

You were born in Portugal, but lived most of your life in Luxemburg. To what extent were you influenced by the fact that you came back? 
The comeback is the theme of my collection. Coming back made me appreciate everything I remembered, everything I missed… What I learnt while I was away along with the possibility of getting back to everything that I had left behind in my own country is noticeable in the garments. I tried to give them shades and shapes of those experiences.

Would you say that living abroad influenced your aesthetics?
Definitely! It allowed me to get in touch with new cultures and people who are totally different from me. All those experiences are reflected in my clothes. Creativity is always affected by what we lived.

Do you consider yourself a Portuguese or a Luxemburgish designer?
I am definitely a Portuguese designer, my blood is Portuguese.
Living in Luxemburg was something very important in my life. It made me grow and learn a lot… However, my roots have always been in Portugal and that’s why I decided to come back. Portugal is the place I always come back to.

You are currently working on the textile industry. How important is that experience?
That experience gives me practical knowledge. What a designer intends to do may not be doable and this experience allowed me to acknowledge that.
It has also made me understand the production side of fashion and the problems that may come with it. Besides, I am in touch with all sorts of materials and accessories, since the conception until the production process. This allows me to predict some problems that may come up and select the materials that will best suit my ideas.

Having your won brand, is it a goal?
It’s one of my goals. However, taking into account Portugal’s economic situation, it will have to be a medium- or long-term goal.

No comments: